terça-feira, 6 de abril de 2010

Riscos biológicos: esse material foi esterilizado?

     Novamente a tal da gripe H1N1 está nos noticiários convocando a população para a esperada imunização pois a segunda onda da pandemia está para acontecer no nosso continente. Com as lições aprendidas com a primeira situação tudo leva a crer que estaremos mais seguros.
     Mas e nossos hospitais, clínicas odontológicas, ambulatórios industriais, serviços de tratamento de resíduos hospitalares e outros estabelecimentos que fazem a esterilização de instrumentos cirúgicos, resíduos e outros através do processo de  autoclavamento: estão eliminando as centenas de bactérias, vírus e outros agentes biológicos tão nocivos quanto o H1N1?
     Autoclave é um aparelho utilizado para esterilizar materiais através do calor húmido sob pressão. A Esterilização de materiais é a total eliminação da vida microbiológica destes materiais. É diferente de limpeza e diferente de assepsia. Como exemplo, uma tesoura cirúrgica pode ser lavada, e ela estará apenas limpa. Para ser esterilizada é necessário que seja submetida ao calor durante um determinado tempo, destruindo todas as bactérias, seus esporos, vírus e fungos.
     Nas indústrias, hospitais, clínicas e etc, os serviços de saúde são frequentemente procurados, então como poderemos evidenciar que os agentes biológicos estão de fato sendo eliminados dos materiais usados em diversas pessoas? Será que apenas ter um autoclave e saber que realmente estão colocando os materiais para esterilizar traz a segurança contra os riscos biológicos? Este assunto deve estar sempre em pauta entre os profissionais atuantes em Comissões de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e profissionais dos Serviços Especializados em Engengaria de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT.
     A prevenção pode ser resumida no plano de manutenção do equipamento, calibração com respectivo certificado de todos os instrumentos de precisão como válvulas e manômetros (de temperatura, de pressão...) e o monitoramento dos resultados da morte dos microorganismos através de testes como vemos na foto: incubadora, indicadores químicos e biológicos. O indicador químico (fitas ao lado da máquina incubadora) valida ou não a eficiência do vapor dentro do autoclave pois agentes só serão eliminados após certa temperatura. O indicador biológico (capsúla marrom dentro do último orifício da direita da incubadora) comprovará ou não se a temperatura atingida eliminou o esporo biológico contido na capsúla. Além dos equipamentos é necessário normatizar, criar procedimentos e planilhas para evidenciar os resultados dos teste pois só assim, por exemplo, um hospital conseguirá provar que a doença adquirida não foi causada pelo uso de seus equipamentos cirúrgicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário