quinta-feira, 1 de abril de 2010

Problemas mentais como depressão, dependência química podem estar relacionados ao trabalho.

     Muitos trabalhadores poderão ficar doentes nos próximos anos se as empresas não adotarem medidas preventivas urgentes. No ambiente de trabalho, o empregado não está sujeito somente às doenças físicas e acidentes do trabalho como LER ou DORT, por exemplo, mas também aos transtornos mentais, que vêm se desenvolvendo de forma preocupante no Brasil. O psicólogo e professor Marcos Bueno, de Catalão, explica que a chegada da tecnologia nas empresas tem causado grande impacto na saúde dos trabalhadores.
     Vitima de elevada pressão e competição, o empregado é submetido a riscos diários para que a empresa atinja níveis muito altos na produção, já que ela também precisa acompanhar as exigências do mercado globalizado e extremamente competitivo. As doenças mentais são responsáveis por cinco das dez principais causas de afastamento do trabalho no País - sendo a primeira delas a depressão - o que representa um gasto de R$ 2,2 bilhões por ano. Os números aparecem num levantamento sobre a infra-estrutura dos serviços de saúde mental no Brasil feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
     Com o advento pelo INSS do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP, esses casos tendem a aumentar pois agora que muitos problemas mentais adquiridos foram relacionados pela previdência como ocupacionais e durante a perícia basta cruzar a CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença e o CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica) da empresa para que o afastamento seja considerado como doença do trabalho, aumentando o custo com o afastamento. Realizamos palestra abordando como a empresa deve monitorar seus afastamentos para, caso a mesma possua uma boa política de relacionamento com seus clientes internos, possa contestar formalmente através de suas ações particadas visando uma melhor qualidade de vida de seus colaboradores internos.
Material retirado de nossa palestra: Gestão Previdenciária: PPP, NTEP, FAP e Gestão do Afastamento. Contato: consseg@hotmail.com

Um comentário:

  1. prezados senhores estes atestados são muitas vezes são verdadeiros,porque a exames que não menten,mas a medicos dos trabalhos,que se abstem de fazer a verdadeira medicina,querendo ser assim mais importante,para a empresa,conheço medico do trabalho que trabalha emprol das empresas,tambem acontece isto nas pericias judiciais e previdenciaria,medicos que realmente trabalham para muitas empresas,fazendo de uma pericia com assedio moral,tamto no judiciario,como previdenciario,fazendo laudos falsos,isto sim e uma vergonha para estas classes de peritos judiciais,e previdenciarios,isto tambem e caso de policia,conheço perita judicial que escreve laudos falsos,menten e ainda praticam a medicina,isto sim e uma vergonha para a sociedade,digo isto porque aconteceu comigo,que vergonha para esta classe,e os conselhos regionais e federais ainda fazem coorporativismo explicito,isto sim e um assalto a verdadeira medicina

    ResponderExcluir